A importância do contato com animais e com a natureza para o desenvolvimento das crianças!

A importância do contato com animais e com a natureza para o desenvolvimento das crianças!

Hoje vivemos na era da tecnologia. Temos fácil acesso à informação e ao entretenimento. Tudo a poucos cliques de distância em uma tela bem em frente aos nossos olhos.

O que a tecnologia não consegue substituir, no entanto, é o simples e puro contato com a natureza, importante na vida de todas as pessoas.

Por isso, que tal de vez em quando trocar o computador pelo frescor da natureza?

O celular pelo verdinho da grama?

Variar os ambientes e as experiências durante o crescimento faz muito bem em especial para as crianças, que aprendem a lidar com diferentes situações e, no final, tudo é transformado numa grande brincadeira.

Brincar é explorar, conhecer e captar informações das mais variadas fontes.

Brincar em meio à natureza fornece uma outra perspectiva do mundo à sua volta, o que aprimora a percepção espacial e sensorial. Além disso, também promove uma sensação de liberdade que os pequenos tanto adoram. Ter um contato próximo com os animais também é primordial nesse sentido. Os animais demonstram mais amor do que podemos imaginar, e todo esse afeto faz muito bem tanto para os pequenos, quanto para os adultos que aprendem a respeitá-los e respeitar seu habitat.

Ainda, as crianças começam a entender que possuem uma responsabilidade em relação à natureza, aprendendo a protegê-la. O Sítio Festa na Floresta recebe crianças e adultos de todas as idades, promovendo o contato com os animais de uma forma muito saudável e segura, contando sempre com a presença de monitores que coordenam todas as atividades.

Relação entre animais e crianças traz série de benefícios. A convivência ajuda os pequenos a criarem responsabilidades e reduz chances de doenças.

Especialistas afirmam que o relacionamento das crianças com os animais é benéfico e pode até ajudar no desenvolvimento social dos pequenos.

Provado pela psicologia que as crianças que convivem com animais costumam expressar afetividade mais facilmente e aprendem mais sobre regras de convívio, respeito e sobre a importância de cuidar do outro.

As crianças desenvolvem mais rápido as noções de companheirismo e responsabilidade com aqueles que dela dependem.

Com os pets por exemplo, elas aprendem a respeitar os horários de alimentação, passeios, necessidades fisiológicas como sono, urinar e defecar, mas se a criança não tem a oportunidade de ter um pet em casa nós fazemos com que além do contato os pequenos aprendam sobre as espécies e os cuidados exigidos por eles, assim como nosso dever de cuidar, respeitar e amar os animais.

Por isso, além do animal ser um amigo de brincadeiras para as crianças, ele pode ajudar na formação delas. É essencial que as crianças aprendam a lidar, cuidar e respeitar um ser que precisa de cuidados, fica doente, tem personalidade própria e pode nem sempre estar com vontade de brincar nos mesmos momentos em que ela.

Além dos benefícios no desenvolvimento social infantil, ter um animal de estimação pode significar melhoria na saúde das crianças. A companhia de um animal reduz as chances dos pequenos desenvolverem resfriados, problemas estomacais e até dores de cabeça. “Isso acontece porque os níveis de imunoglobulina A um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, aumentam quando em contato com os animais e fortalecem o sistema imunológico”.

Com a presença de animais, as crianças aprendem a responsabilidade do cuidar e respeitar.

#1 Educação das crianças e convívio com os animais

Estudos comprovam que crianças com acesso à animais de estimação tendem a diminuir a ansiedade e ser mais responsáveis. Os animais ajudam os pequenos na aprendizagem mais rápida de tarefas do dia-a-dia. Sem contar a prática de exercícios físicos e coordenação motora que se desenvolve mais depressa quando a criança brinca com o pet.

#2 Trabalho Muitos animais ainda são utilizados como meio de transporte.

Por exemplo, o cavalo. Ainda podemos destacar os cães guias que ajudam seus donos na locomoção mais independente e ainda os cães farejadores que auxiliam bombeiros e policiais na localização de vítimas e entorpecentes.

 #3 Animais como terapeutas no tratamento de doenças

O contato com o animal traz a sensação de bem-estar, terapias feitas com animais garantem inúmeros benefícios mentais, físicos e psicológicos aos pacientes. Ter contato com animais proporciona a aceleração no processo de cura.

#4 Amor e Carinho

Não importa qual a espécie do animal, os pets se tornaram uma ótima companhia para as pessoas, alguns ainda são considerados como “filhos” entre muitas famílias. Isto é, lembrar-se da importância dos animais nos faz cada vez mais responsáveis por tratá-los dignamente e lutar em sua defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *